Quarta-feira, 14 de Novembro de 2007

O que são mutações??

Mutações são definidas com alterações aleatóris do DNA celular. Elas mudam o código genético que determina a sequência dos aminoácidos nas proteínas introduzindo assim erros bioquimicos de graus de severidade variáveis. As mutações têm sido classificadas como delecções (perda de bases do DNA), inserções (ganho de bases do DNA), e translocações (substituição de uma base do DNA).

Classificação das mutações:

Mutações génicas:

Alteram a sequência de nucleótidos do DNA, por substituição, adição ou remoção de bases. Podem conduzir à modificação da molécula de RNAm que é transcritaa partir do DNA e , consequentemente, à alteração da proteína produzida, o que tem, geralmente, efeitos no fenótipo.

 

Mutações cromossómicas:

Traduzem-se numa alteração da estrurura (mutação cromossómica ou estrutural) ou do número (mutação cromossómica numérica) de cromossomas. Podem afectar uma dterminada região de um cromossoma, um cromossoma inteiro ou todo o complemento cromossómico de um indivíduo.

Onde ocorrem as mutações?

Em células germinativas:

As mutações germinativas afectam as células germinativas(óvulo e espermatozóide), elas são transmitidas para todas as células dos descendentes, e afectam as gerações futuras. Tais mutações são denominadas “mutações germinativas, e são a causa de doenças herditárias.

Em células somáticas:

As mutações também ocorrem em outras populações de células do corpo e vão-se acumulando durante o período de vida, sem serem trnsmitidas aosdescendentes. Estas são as chamadas 2 muações somáticas”, e são importantes na origem de cancros e outros processos de doenças degenerativas.


publicado por alteracoes_patrimonio_genetico_acp às 18:13
link do post | comentar - é obrigatório =) | favorito
3 comentários:
De Tiago Matos a 14 de Novembro de 2007 às 20:44
Tenho que dar os parabéns pelo magnífico trabalho que estes jovens estão a desenlvolver, pois considero que tanto o tema como a forma que o tratam é deveras interessante. Pena é que não haja mais estudantes com o empenho e vontade destes jovens. Mais uma vez os meus parabéns. Continuem assim e boa sorte para o futuro.


De Anónimo a 18 de Novembro de 2018 às 11:14
O que foi escrito anteriormente esta exatamente igual a outro site que fez este trabalho mais cedo, que vou referir no próximo comentário, e portanto agradeço que não façam mais plagio de outras paginas. Obrigado!


De Anónimo a 18 de Novembro de 2018 às 11:16
https://biohelp.blogs.sapo.pt/2939.html aqui esta o site, e como podemos observar o conteúdo é idêntico


Comentar post

.Março 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.pesquisar

 

.posts recentes

. coiso

. Transposições

. Inversões

. Translocação

. Duplicação

. Delecção

. Mutações Cromossómicas Es...

. Mutações cromossómicas

. Tratamento . Quimioterapi...

. Tratamento . Radioterapia

.links

.posts recentes

. coiso

. Transposições

. Inversões

. Translocação

. Duplicação

. Delecção

. Mutações Cromossómicas Es...

. Mutações cromossómicas

. Tratamento . Quimioterapi...

. Tratamento . Radioterapia

.Sobre nós!


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds